Sleeping woman in bed in the morning

DORMIR POUCO E MAL CONTRIBUI PARA O GANHO DE PESO

As noites mal dormidas contribuem para o aumento do cortisol, popularmente conhecido como hormônio[...]

Quem dorme mal engorda? Quem dorme muito emagrece?

                As noites mal dormidas contribuem para o aumento do cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse, que em doses inadequadas contribuem para o acúmulo de gordura, principalmente na região do abdômen. Outra influência das noites mal dormidas é que elas contribuem para o aumento da Grelina, um hormônio produzido no estômago que estimula a fome e em contrapartida diminui a produção da Leptina, responsável por indicar a sensação de saciedade. Diante deste quadro, fica claro porque uma noite mal dormida nos deixa com fome durante todo o dia, buscando principalmente alimentos doces e gordurosos.

                Então, se você está atenta à sua dieta e rotina de exercícios, vale a pena manter uma rotina saudável para sua hora e ambiente de sono. Não dormir adequadamente gera um estresse muito grande para o corpo, prejudicando também o Sistema Imunológico, então além de facilitar doenças, você também tem mais dificuldade em se recuperar de um treino bem feito.

                Somando-se aos desarranjos hormonais e neurais, dormir pouco nos deixa indispostas para um bom treino.

                Para agravar o quadro, estudos comprovam que basta uma noite mal dormida para alterar o equilíbrio hormonal e deixar as pessoas mais propensas às comidas açucaradas e gordurosas.

                Atenção! Não é uma questão estética. Pois, noites mal dormidas constantemente favorecem a obesidade, não apenas um leve aumento de peso. E a desordem hormonal provocada também pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2.

                Agora você pode estar se perguntando “se eu dormir bastante vou emagrecer?”. A resposta é “NÃO”. Não há estudos que comprovem a relação.

                Diante disto, você pode nos perguntar: Quanto devo dormir?  Embora, haja uma média de 7 horas por noite como parâmetro, existem variações de pessoa para pessoa, portanto, durma o suficiente para que você acorde disposta e sem precisar de cochilos ao longo do dia.